Peniche: um destino para birdwatchers

Peniche é sem sombra de dúvida um dos principais destinos de surf do mundo, proporcionando as mais incríveis e perfeita ondas! E o birdwatching? Peniche assume-se como um dos melhores locais no mundo para observação de aves marinhas. Em 2014, 29.000 Gansos-patola (Sula bassana) cruzaram Peniche, transformando a observação de aves marinhas num dos espectáculos

Peniche é sem sombra de dúvida um dos principais destinos de surf do mundo, proporcionando as mais incríveis e perfeita ondas! E o birdwatching? Peniche assume-se como um dos melhores locais no mundo para observação de aves marinhas. Em 2014, 29.000 Gansos-patola (Sula bassana) cruzaram Peniche, transformando a observação de aves marinhas num dos espectáculos naturais mais impressionantes !

Peniche Seabird Count – o projecto 
A península de Peniche irrompe pela costa portuguesa, funcionando como um obstáculo à migração de aves marinhas que cruzam a costa ibérica, rumo a sul, às águas africanas no Outono. As aves marinhas têm, assim, de contornar esta península, sendo fáceis de observar mercê das apropriadas condições de vento.

Ao largo da península de Peniche encontram-se as ilhas das Berlengas que contêm um número significativo, à escala internacional, de cagarras (Calonectris borealis) e roques-de-castro (Oceanodroma castro), aves marinhas nidificantes. As águas destas ilhas são profundas e ricas em nutrientes, sendo uma atracção suplementar para a alimentação de aves marinhas. Apesar de todas estas possibilidades, a migração de Peniche está pouco documentada, quando comparada com os pontos de observação do norte da Europa.

O objectivo deste projecto consiste em registar os números das aves migratórias que atravessam Peniche de 15 de Agosto a 15 de Novembro de 2015, com especial atenção para a Pardela-do-mediterrâno, criticamente ameaçada (Puffinus mauretanicus).

Para além da contagem das aves marinhas, serão quantificadas as dimensões das bandadas, as direcções dos voos e as categorias etárias – quando aplicáveis, para análise posterior.

Fonte: Peniche Seabird Count

Return to the top