O Queijo da Serra

O queijo da Serra, o mais antigo e reconhecido queijo português, é feito exclusivamente com leite de ovelhas da raça Bordaleira, colocando à mesa toda a generosidade da Serra da Estrela.

A vastidão dos pastos e a riqueza dos recursos fez da Serra da Estrela um lugar de excelência da pastorícia, onde as tradições e vivências ligadas ao pastoreio se firmaram ao longo de séculos. Foi neste ambiente que as povoações serranas criaram o mais antigo e reconhecido queijo português.De pasta amanteigada, ou seca, cor amarelada e sabor intenso, o queijo da Serra é feito exclusivamente com leite de ovelhas da raça Bordaleira, colocando à mesa toda a generosidade da Serra da Estrela. As técnicas e os rituais ancestrais do modo de fabricar este queijo mantêm-se inalterados, conferindo-lhe um toque de riqueza que deixa memórias no palato.

A arte do queijo

Este queijo, de origem protegida, distingue-se pela forma de produção da coalhada, feita artesanalmente com flor de cardo, entre os meses de Novembro e Maio, pelas mãos sabedoras de homens e mulheres. O moroso processo de maturação, em que o tempo e os cuidados dos queijeiros transformam a massa rica do coalho do leite num queijo certificado, é a prova de que a paciência e o saber são aliados do sabor.

A história do queijo da Serra está intimamente ligada à história das povoações serranas, dos pastores e da vida na montanha, sendo já referido no século XVI. Actualmente, a sua área de produção estende-se pelos concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Seia e algumas freguesias dos concelhos da Covilhã, Guarda e Trancoso.

Não deixe de provar este queijo de excelência, que alia o sabor rústico das tradições ao requinte da delícia acidulada que deixa no paladar. Acompanhe com pão de centeio e um bom vinho da região. Deixe-se seduzir pelos sabores da Serra.

Celorico da Beira e o Queijo da Serra

Considerada a capital do Queijo da Serra, Celorico da Beira é o local ideal para descobrir a história desta iguaria, tão rica quanto o seu sabor. O magnífico edifício dos Paços do Concelho, erigido no século XVII, acolhe o Solar do Queijo da Serra, um local perfeito para provar a textura amanteigada dos melhores queijos da região. E se quer saber um pouco mais da cultura associada a este produto, vá até ao Museu do Agricultor e do Queijo, um espaço que pretende manter vivas as tradições e o modo de vida dos antigos agricultores e produtores de queijo serrano.

Return to the top