O complexo Vista Alegre

O Museu Histórico da Vista Alegre reúne a história da empresa fundada por José Ferreira Pinto Basto, a evolução da fábrica e das suas colecções ao longo de quase 200 anos de existência.

Compreender a importância da marca Vista Alegre é apreender os diversos períodos da sua história, conhecer as personagens e correntes artísticas que a influenciaram, entender os seus condicionalismos particulares. O Museu Histórico da Vista Alegre reúne a história da empresa fundada por José Ferreira Pinto Basto, a evolução da fábrica e das suas colecções ao longo de quase 200 anos de existência, e a relação do emblemático complexo fabril com a povoação de Ílhavo.

No espaço da fábrica não deixe também de visitar:

O Palácio

Este sumptuoso espaço construído no século setecentista foi a residência de sete gerações da família Pinto Basto, estando rodeado de magníficos jardins e um terraço que se espraia sobranceiro à Ria de Aveiro. Actualmente, o palácio é utilizado para hospedar os convidados da Fábrica Vista Alegre.

A Capela de Nossa Senhora da Penha de França

A capela da padroeira da Vista Alegre, fundada nos finais do século XVII pelo bispo D. Manuel de Moura Manoel, é um imponente edifício barroco, exibindo magníficos pormenores decorativos, como a Senhora da Penha de França que recebe os fiéis na fachada do templo, ou o admirável conjunto que reveste o interior, com azulejos setecentistas, talha dourada e abóbadas pintadas a fresco. Destaca-se o magnífico túmulo do fundador, esculpido em pedra de Ançã por Claude Laprade. O espaço foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

O Bairro da Vista Alegre

Numa demonstração de consciência social muito à frente do seu tempo, a família Pinto Basto mandou construir, nos anos imediatos à fundação da fábrica, um bairro para habitação permanente dos operários, uma vez que o complexo fabril se encontrava distante das povoações circundantes, de onde aqueles eram oriundos. Algumas destas casas são, ainda hoje, espaço de residência de algumas famílias dos trabalhadores.

O Teatro

Construído para garantir um espaço de lazer e entretenimento para os trabalhadores e habitantes do bairro social, o Teatro da Vista Alegre é hoje casa de um grupo de teatro amador composto por empregados da fábrica. Ocasionalmente o palco é cedido a outros grupos artísticos da região de Aveiro.

Return to the top