Museu de Leiria

Alojado no antigo Convento de Santo Agostinho, o fantástico Museu de Leiria abriu as suas portas ao público. A colecção do museu passara 97 anos em distintos recantos da cidade, mas agora etsá finalmente compilada neste edifício renovado. O museu conta a história da cidade de uma forma muito surpreendente! O Museo de Leiria está

Alojado no antigo Convento de Santo Agostinho, o fantástico Museu de Leiria abriu as suas portas ao público. A colecção do museu passara 97 anos em distintos recantos da cidade, mas agora etsá finalmente compilada neste edifício renovado. O museu conta a história da cidade de uma forma muito surpreendente!

O Museo de Leiria está organizado cronologicamente. Há a exposição permanente e a exposição temporária que, actualmente, apresenta um trabalho sobre os 5 mil anos da ocupação do morro, onde se encontra o Castelo de Leiria. O museu possui também um laboratório de conservação e restauro, um centro de documentação, um centro de investigação, um centro educativo, uma sala multifuncional e uma área de reservas.

Os principais destaques do museu são: os fósseis de Guimarota (fósseis de mamíferos primitivos com 150 milhões de anos), referências da paleontologia e o Menino do Lapedo ( fóssil de uma criança que remonta ao Paleolítico Superior Inicial, encontrado no Vale do Lapedo, em 1998), um achado muito importante na evolução humana.

A história de Leiria é apresentada em grande detalhe: da construção do castelo à cidade romana de Collipo, o pinhal de Leiria e Leira enquanto cidade-diocese.

O museu detém também um grande acervo de arqueologia, escultura e pintura antiga e contemporânea.

Mais do que um museu, uma verdadeira viagem no tempo !

Horário:
Segunda a Domingo
09:30 – 17:30

Visitas guiadas:
Reserva prévia por e-mail ou telefone

Rua Tenente Valadim, n.º 42410-190 Leiria

Return to the top