Museu de conservas da Comur

Situado no antigo edifício da fábrica de conservas, o Museu Comur é um verdadeiro símbolo de uma tradição muito enraizada de conservação de enguias. Este museu conta as histórias mais incríveis aos seus visitantes. Sabia que durante a Segunda Guerra Mundial as tropas de Mussolini foram alimentadas com as enguias de escabeche da Murtosa? Na

Situado no antigo edifício da fábrica de conservas, o Museu Comur é um verdadeiro símbolo de uma tradição muito enraizada de conservação de enguias. Este museu conta as histórias mais incríveis aos seus visitantes. Sabia que durante a Segunda Guerra Mundial as tropas de Mussolini foram alimentadas com as enguias de escabeche da Murtosa? Na verdade, esta foi a primeira grande encomenda de conservas da Murtosa. Há muitos museus de conservas em Portugal, mas o Museu da Comur é o único em Portugal dedicado às enguias de conserva – uma imagem de marca da Murtosa. Durante muitas décadas, as mulheres da Murtosa fritavam as enguias e abasteciam não só a zona costeira, mas também o interior do país (Viseu, Guarda ou Castelo Branco). A procura era tão intensa que as fritadeiras sentiram que os meios de produção se revelavam insuficientes. Assim, juntaram-se a elas alguns homens de negócios da cidade de Estarreja e a empreendedora Comur começou a laborar.

Os tanques de lavagem, as máquinas de embalar e os tanques de fritar permaneceram inalterados para que os visitantes possam sentir o espírito do local através do som e da imagem.

Horário
Terça a domingo
09:30 – 12:30
14:00 – 17:30

Rua José Maria Barbosa3870-214 Murtosa

Return to the top