Vista Alegre

Visitar a Fábrica da Vista Alegre é entrar num mundo que guarda os segredos do fabrico centenário da porcelana mais internacional de Portugal.

Conhecida em todo o mundo com uma das mais prestigiadas marcas de porcelana, a Fábrica da Vista Alegre foi criada por José Ferreira Pinto Basto no início do século XIX para fabricar porcelanas, vidro e processos químicos. Em 1812 o empresário adquiriu a Quinta da Ermida, situada em Ílhavo, à beira da Ria de Aveiro, um terreno rico em minerais, barro e areias brancas, essenciais à produção de cerâmica, e pouco tempo depois acabaria por comprar as terras envolventes. Nestes terrenos incluía-se a Quinta da Vista Alegre, onde existia já um palácio, uma capela e diversos edifícios, e foi neste complexo que Pinto Basto montou a sua fábrica de porcelanas. No ano de 1824 chegava o alvará real assinado por D. João VI e, cinco meses depois, recebia o título de Real Fábrica da Vista Alegre.

Visitar a Fábrica da Vista Alegre é entrar num mundo que guarda os segredos do fabrico centenário da porcelana mais internacional de Portugal. Percorra o espaço e acompanhe todo o processo de criação de algumas das mais emblemáticas peças de porcelana portuguesa, desde a composição da pasta até à cozedura final. Venha conhecer a escola de pintura que, ao longo da história da fábrica, tem sido basilar tanto na formação de muitos jovens artistas como na preservação da tradição de excelência. Na área da Manufactura testemunhe o motivo pelo qual a técnica de pintura à mão distingue de forma excepcional a Vista Alegre, sendo esta uma das poucas indústrias que mantém mão-de-obra especializada e qualificada em trabalho exclusivo para a produção das suas peças prestígio. A par da excelência da pintura a pincel, venha comprovar a modernidade tecnológica da produção da fábrica, uma tendência que desde o final de século XIX foi decisiva para manter a Vista Alegre na vanguarda dos métodos de produção e design de porcelanas.

Loja da Fábrica Vista Alegre3830-292 Ílhavo

Return to the top