Castelo de Almourol

O castelo de Almourol é considerado o mais belo castelo de Portugal ! Situado numa pequena ilha escarpada, a meio do rio Tejo, o castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais significativos, sendo o que melhor evoca a memória da Ordem dos Templários em Portugal.  As origens da ocupação deste local são muito

O castelo de Almourol é considerado o mais belo castelo de Portugal ! Situado numa pequena ilha escarpada, a meio do rio Tejo, o castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais significativos, sendo o que melhor evoca a memória da Ordem dos Templários em Portugal. 


As origens da ocupação deste local são muito misteriosas, mas em 1129, aquando da conquista, este castelo já existia e chamava-se Almorolan. Sob o domínio templário, o castelo foi reconstruído e apresenta ainda hoje em dias as principais características artísticas e arquitectónicas dessa época. A entrada principal do castelo apresenta a data da sua fundação: 1171. 

Com a extinção da Ordem dos Templários, o castelo de Almourol foi votado ao abandono e foi somente no séc. XIX que o castelo se reinventou, de acordo com o ideal Romântico de fascínio pela medievalidade. 

No séc. XX, o castelo de Almourol foi convertido em residência oficial da República Portuguesa, acolhendo diversos eventos importantes da ditadura. 

É possível visitar, actualmente, o castelo de Almourol de segunda a domingo, de hora a hora. A partida é feita em Tancos. 
01.11 – 28.02 – das 10 às 13 e das 14:30 às 17 
01.03 – 31.10 – das 10 às 13 e das 14:30 às 19

Return to the top