By the River Lis

Se pensa que o único desporto de Leiria é o “window shopping”, pense de novo! À beira do rio Lis – que por oposição aos oputros rios, corre para norte (outra curiosidade de Leiria) – há uma zona muito agradável, ideal para andar de bicicleta e para fazer percursos a pé. Aqui poderá visitar dois museus

Se pensa que o único desporto de Leiria é o “window shopping”, pense de novo! À beira do rio Lis – que por oposição aos oputros rios, corre para norte (outra curiosidade de Leiria) – há uma zona muito agradável, ideal para andar de bicicleta e para fazer percursos a pé. Aqui poderá visitar dois museus surpreendentes: o Museu de Leiria e o Museu do Moinho de Papel, duas referências culturais da cidade.

Pé do Rio é o nome de um restaurante imperdível de Leiria, debruçado sobre o rio Lis, com uma enorme esplanada, que deverá incluir nos pontos a não perder a Leiria ! Esta é, sem sombra de dúvida, a melhor esplanada de Leiria.
Na margem esquerda do Lis, encontram-se dois museus empolgantes que irão decerto surpreendê-lo: o Museu do Moinho de Papel e o Museu de Leiria.

Leiria foi a primeira cidade em Portugal a produzir papel em Portugal, no séc. XV. É por esse motivo que o Museu do Moinho de Papel é tão importante para perceber a identidade da cidade. Os trabalho de renovação do edifício foram levados a cabo pelo Pritzker da Arquitectura, o prestigiado arquitecto Siza Vieira.

Também na margem esquerda do rio Lis, outro museu a não perder, dedicado à história de Leiria. Alojado num extraordinário edifício azul-turquesa, junto ao antigo Convento de Santo Agostinho, situa-se o novíssimo Museu de Leiria. Este museu moderno conta a história da cidade de uma forma muito desafiante. O ex-libris do museu consiste no “Menino do Lapedo” – o fóssil de uma criança do Paleolítico Superior Inicial que foi encontrado no Vale do Lapedo em 1998, um achado muito importante na História da evolução humana.

Return to the top