Azulejos de Ovar

Se é um fã dos típicos azulejos portugueses, um dos melhores lugares para vê-los é na cidade de Ovar! Esta arte de origem árabe remonta à segunda metade do século 15.

Se é um fã dos típicos azulejos portugueses, um dos melhores lugares para vê-los é na cidade de Ovar! Esta arte de origem árabe remonta à segunda metade do século 15.Os azulejos foram utilizados principalmente em ambientes fechados de palácios e igrejas. Em Ovar, até o final do século 19, os azulejos de padrão semi-industrial foram aplicados nas fachadas da maioria dos prédios públicos, ornamentados com balaústres, pinhas e pequenas estátuas de cerâmica. A utilização do azulejo torna-se cada vez mais democrática e pode ser visto agora em casas de propriedade privada. Estes azulejos com motivos florais foram produzidos em maior parte nas fábricas de Vila Nova de Gaia e Aveiro.

A cidade de Ovar é também famosa pela sua principal especialidade gastronómica, o Pão de Ló, cujas origens remontam ao século 18. Absolutamente delicioso!

Return to the top