A Viagem do Elefante

Em meados do séc. XVI, o Rei D. João III ofereceu ao seu primo, o Arquiduque Maximiliano da Áustria, um presente de casamento muito sui generis: um elefante asiático. Este romance brilhante, escrito por José Saramago, Nobel da Literatura, conta a história da viagem épica do elefante chamado Salomão que teve de atravessar a Europa,

Em meados do séc. XVI, o Rei D. João III ofereceu ao seu primo, o Arquiduque Maximiliano da Áustria, um presente de casamento muito sui generis: um elefante asiático. Este romance brilhante, escrito por José Saramago, Nobel da Literatura, conta a história da viagem épica do elefante chamado Salomão que teve de atravessar a Europa, mercê de caprichos reais e de estratégias absurdas. Uma visão muito profunda sobre a condição humana por meio das sábias palavras do notável escritor José Saramago.

Castelo Novo
Aninhada na encosta da Serra da Gardunha, a Aldeia Histórica de Castelo Novo é um local inspirador, pleno de encanto. Deambule pelas suas ruas acolhedoras, suba ao castelo e contemple uma paisagem natural arrebatadora!

A Casa da Lagariça é uma loja muito agradável e acolhedora que se situa na deslumbrante Aldeia Histórica de Castelo Novo e que criou um boneco verdadeiramente único: o Petrus! Trata-se de um boneco feito à mão que tem o nome do primeiro Governador de Castelo Novo: Petrus Guterri.

Belmonte
A viagem de Salomão prossegue, desta feita, rumo à magnífica Aldeia Histórica de Belmonte. Situada numa paisagem natural arrebatadora, Belmonte foi berço do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. Na sua visita a Belmonte, não deixe de visitar o Museu Judaico de Belmonte, um museu muitíssimo interessante que retrata o legado judaico, assim como o Centro de Interpretação de Belmonte, um espaço interactivo que pretende lançar uma nova luz sobre a inesgotável temática das Descobertas Portuguesas.

Sortelha
A viagem de Salomão detém-se agora na encantadora Aldeia Histórica de Sortelha, beneficiando de uma localização geográfica muito peculiar, no topo de um afloramento rochoso. Esta Aldeia Histórica possui um irresistível charme medieval, com as suas casas em granito. Um local mágico no coração de uma paisagem intemporal!

Cidadelhe
A viagem de Salomão ruma à encantadora aldeia de Cidadelhe, no distrito da Guarda. No seu livro de viagens dedicado a Portugal, “Viagem a Portugal”, Saramago descreve Cidadelhe como “o calcanhar do mundo”. Aí encontrou uma soberba gastronomia, um povo hospitaleiro e o belíssimo pálio que data do séc. XVIII, sendo religiosamente guardado a sete chaves pela população local.

Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo é uma das Aldeias Históricas de Portugal. Com uma vista deslumbrante sobre o planalto do Ribacôa, Castelo Rodrigo irá seduzi-lo com os seus detalhes deliciosos: ruelas estreitas e pitorescas, casas acolhedoras com vasos de flores coloridas suspensas nas janelas e uma população simpática e de sorriso aberto. Faça uma paragem no Páteo do Castelo, propriedade do francês André que se perdeu de amores por este local, e prove os seus saborosos chás e a famosa tarte de amêndoa!

Return to the top